terça-feira, 25 de agosto de 2009

Houve Uma Vez Um Verão (Summer of ´42)

Filme de produção americana de 1971, “Houve Uma Vez Um Verão” (Summer of ´42), foi lançado no Brasil em 1972. Sob a direção de Robert Mulligan e estrelado por Jennifer O´Neill, o filme conta a história de três amigos em férias – Hermie (Gary Grimes), Oscy (Jerry Houser) e Benjie (Oliver Conant) - numa ilha da Nova Inglaterra, no verão de 1942. Os três virgens aos quinze anos, o que era a regra da época, e começando a descobrir a atração da sexualidade estão ávidos pela “ primeira vez”.
Na ilha, um pouco mais afastado de onde estão, há uma casa onde vive Dorothy (Jennifer O-Neill), linda jovem recém casada com um militar (Walter Scott) convocado, logo após o casamento, para a 2ª. Guerra Mundial.
Um dos três jovens – Hermie – deslumbra-se com a beleza da moça e passa a observar a sua casa diariamente, acompanhando a vida do casal, principalmente os carinhos que o marido dispensa à amada. Quando o marido parte para a guerra o jovem aguça ainda mais os seus desejos pela jovem e arruma um pretexto para se aproximar dela, oferecendo-se para carregar seus pacotes de compras quando esta está saindo de um mercado. A partir desse momento o jovem não consegue mais tirar Dorothy do pensamento. A pretexto de ajudar nos afazeres domésticos incumbidos aos homens o jovem passa a freqüentar a casa de Dorothy e ambos vão se envolvendo emocionalmente até que um dia ela recebe um telegrama informando a morte do marido em combate e se entrega ao jovem Hermie, propiciando-lhe a sua “primeira vez”. Depois disso, Hermie nunca mais voltou a rever Dorothy.
O filme foi indicado para o Oscar por Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
A trilha sonora do filme, de autoria de Michel Legrand, é maravilhosa e marcou mais do que o próprio filme. “Theme From Summer Of ´42”, recebeu o Oscar de Melhor Canção, Melhor Trilha Original.
Você pode não ter assistido ao filme (e não sabe o que está perdendo), mas certamente já ouviu a trilha original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário