sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Easy Rider (Sem Destino)

Os amantes das motocicletas Harley Davidson por certo têm excelentes recordações deste filme revolucionário americano lançado em 1969, num momento quando os jovens de todo o mundo promoviam uma revolução contra os costumes do conservadorismo. Época em que a maconha despontou com grande força se tornando a marca das militâncias anticonvencional das inquietudes que tomava conta da América que vivia um momento crucial da guerra do Vietnã (1959-1975).
O filme foi rodado nos Estados Unidos em 1968 e foi estrelado por Peter Fonda, Denis Hoper e o então novato Jack Nicholson que, em 1970 ganhou por essa interpretação o Oscar de ator coadjuvante. Conta a história de dois amigos, Billi e Wyatt, que saem em suas motocicletas customizadas atrás do que entendiam por suas liberdades. No caminho se junta a eles o advogado George Hanson, interpretado por Jack Nicholson.
A trilha sonora deste filme, "Born To Be Wild", escrita por Mars Bonfire e gravada pelo Steppenwolf, é um clássico da música mundial que se tornou o hino dos motociclistas de todo o mundo e bastante conhecida até da geração atual. A banda Steppenwolf foi formada no ano de 1967.
Curta abaixo o sucesso "Born To Be Wild" e, de quebra, veja o trailer do filme.

Um comentário:

  1. Vanderlei,

    Parabéns pela iniciativa e aproveito para indicar o hino dos motoqueiros brasieleiros (claro que você já deve conhecer), mas fica aqui, o convite para os que ainda não conhecem.

    http://www.youtube.com/watch?v=pr6jB6lmCKM

    Como e quando surgiu? (Por Zé Rodrix)

    Ela foi composta em 2000, a partir da imagem de Jesus dirigindo uma moto. No momento ela vem se tornando hino dos grupos de motoqueiros brasileiros. Cada vez mais cantada por eles em seus eventos. Não acredito em sonhos, a não ser quando estou dormindo. Por isso creio que JESUS NUMA MOTO é apenas um retrato das pessoas de minha geração que, após amadurecerem, se tornam capazes de ter duas vidas, sendo uma delas aquela que lhes agrada integralmente.

    Bazarcultura - A respeito disso, é muito peculiar a música nova "Jesus Numa Moto". Você viu um motoqueiro "Hell Angel's" andando de capacete e quando ele parou...

    Rodrix - Isso, quando ele parou, tirou o capacete e era um gerente de banco, um senhor. Um senhor de quase seus setenta anos, aquela cara de gerente de banco, e estava numa moto. Aí falei para o meu filho, "olha aí, meu filho, esse aí meteu um Marlon Brando nas idéias e saiu por aí!", exatamente onde começa a música. Então essa característica panfletária, você pode ver nas músicas antigas e nas novas, pois nós sempre fomos gente com esse tipo de postura, panfletária, aberta, de opinião, nunca a música pela música, algo que a gente não perdeu nesses anos, e talvez aí esteja o motivo do interesse das pessoas ter permanecido.

    ResponderExcluir