terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Poeta da Vila

Poeta da Vila Noel Rosa. Vila Izabel. Noel Rosa nasceu em 1910 no subúrbio carioca de Vila Izabel onde se criou e morreu aos 26 anos, em 04 de maio de 1937, vítima da tuberculose na época uma doença praticamente sem possibilidade de tratamento, cuja cura e prevenção só viriam em 1946 com a descoberta do antibiótico estreptomicina. Para agravar o quadro Noel era um boêmio inveterado e um fumante contumaz do tipo que lutaria com todas as suas armas contra a atual Lei Antifumo do governador Serra.
Noel ingressou na faculdade de medicina, mas a sua vida desregrada e boêmia colocou um fim rápido ao projeto de se tornar médico. Daí, a medicina perdeu um médico cuja qualidade só o futuro diria, mas a música ganhou um dos maiores compositores de samba que o Brasil já conheceu. Juntamente com João de Barro (o Braguinha), outro ícone da musica brasileira, integraram o Bando de Tangarás.
Seu primeiro sucesso veio em 1930, quando gravou “Com Que Roupa”, composição sua de 1929. Além de “Com que Roupa”, outros grandes sucessos viriam tais como “Conversa de Botequim”, “Feitiço da Vila”, ambas compostas com Vadico, entre outras centenas.
Para conhecer a discografia de Noel acesse o site Vagalume neste endereço http://vagalume.uol.com.br/noel-rosa/discografia/feitico-da-vila.html . Para conhecer a biografia vá a “No tempo de Noel Rosa”, do amigo Almirante ou “Noel Rosa – Uma Biografia”, de João Máximo e Carlos Didier.
Sobre Noel Rosa já foram produzidos diversos filmes e espetáculos musicais retratando a obra do artista. O filme mais recente é “Noel – O Poeta da Vila”, dirigido por Ricardo van Steen, de 2006, baseado no livro de Máximo e Didier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário