terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nara Leão, que doçura!

Quem teve o prazer de ouvir Nara Leão (1942-1989) vai concordar. Que doçura! Nara era uma capixaba de Vitória, mas viveu toda sua vida no Rio de Janeiro, para onde se mudou com a família com um ano de idade. Discípula musical de Carlos Lyra e Roberto Menescal aprendeu com ambos o dom musical do violão, tendo se tornado professora na academia de ambos.
Foi a musa do gênero bossa nova, introduzido no Brasil no final da década de 50, mas que se firmou mesmo nos anos 60. Em seu apartamento reunia aqueles que viriam se tornar os grandes nomes desse segmento, tais como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sergio Mendes e Ronaldo Bôscoli.
Além da bossa nova, Nara se inclinou para outros movimentos musicais voltados paras as músicas de protestos em decorrência da instalação do regime militar no Brasil, como também para o movimento tropicalista liderado na época pelos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. Participou de Festivais da Canção, tendo interpretado, em 1966, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record a música ganhadora e primeiro sucesso de Chico Buarque de Holanda, A Banda.
Foi casada com o cineasta Cacá Diegues, com quem teve dois filhos.
Faleceu precocemente aos 47 anos, em 7 de junho de 1989, vítima de um tumor cerebral.
No vídeo abaixo temos Nara Leão interpretando “Samba de Uma Nota Só” de Tom Jobim e Newton Mendonça e “Samba do Avião”, de Tom Jobim, gravado para um programa da televisão japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário